1.ª Palestra – “Avaliação do Desempenho Ambiental de Organismos Públicos”

You are here:
   

Lisboa | 25 fevereiro 2016 | 15h

Num mundo em transformação, traçando caminhos com base na Agenda do Desenvolvimento Sustentável para 2030, é responsabilidade de países, cidadãos e instituições contribuir para uma vida mais digna para todos, passando da visão à ação.

Alguns organismos públicos começam já a integrar a sustentabilidade nas suas práticas de gestão corrente, mas o assunto é ainda pouco explorado.

Partindo dos primeiros resultados do projeto desenvolvido pelo CENSE (Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade), que permite avaliar o desempenho ambiental de organismos públicos, os participantes são convidados a refletir sobre boas práticas e oportunidades de mudança.

 

 

Programa

15h00 

Boas-vindas

Alexandra Carvalho, Secretária-Geral do Ministério do Ambiente

15h15

Modelo de Avaliação de Desempenho e Benchmarking de Sustentabilidade do Setor Público

Tomás Ramos & Marco Painho, Universidade Nova de Lisboa

16h15

Debate

17h00

Fecho

 

 Apresentações

SPS – Sustainability Performance Assessment and Benchmarking Framework of the Public Sector 

SPS – WEB-Based Model 

 

Oradores

Tomás Ramos Professor do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (UNL), investigador do CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, e professor/investigador convidado em várias universidades estrangeiras.

Doutorado em Engenharia do Ambiente pela UNL, Mestre em Ciências das Zonas Costeiras pela Universidade de Aveiro e Licenciado em Engenharia do Ambiente pela UNL.

Leciona Avaliação Ambiental Estratégica e de Projetos, Planeamento e Ordenamento do Território e Projeto em Engenharia do Ambiente, em programas de Mestrado e Doutoramento. Tem coordenado e participado em diversos projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D), nacionais e internacionais, na área da gestão e avaliação ambiental/sustentabilidade.

No âmbito das atividades de I&D, tem vindo a publicar vários artigos científicos em revistas internacionais, bem como em conferências internacionais e nacionais. É, ainda, coautor de livros e/ou capítulos de livros nas áreas de especialidade.

 

Marco Painho Professor Catedrático da NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa.

Doutorado em Geografia pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara, Mestre em Planeamento Regional pela Universidade Massachusetts e Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa.

Tem investigado Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, Sistemas Espaciais de Suporte à Decisão, Integração de Dados, Análise Espacial, Conteúdos Geográficos gerados pelo Utilizador, Infraestruturas de Informação, Implementação de Novas Tecnologias GIS em Educação e e-learning.

Foi Diretor da NOVA IMS (2000-2010). Atualmente, coordena o Programa de Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica via e-learning e o Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia Geospacial.

Participou em diversos comités científicos e profissionais, incluindo o Comité Científico da Agência Europeia do Ambiente. É autor de mais de 200 publicações, abrangendo livros, capítulos de livros, artigos e comunicações em jornais e conferências nacionais e internacionais.

 

     

Última Actualização em 20 de Novembro, 2023