Água é Vida – não a desperdice

Está em curso a campanha Água é Vida – não a desperdice

 

É fundamental reduzir os consumos de água e promover práticas que fomentem o seu uso eficiente, especialmente em contexto de seca e de escassez de água. A par de soluções mais profundas e estruturantes, todos devemos estar envolvidas na proteção deste recurso tão vital à vida no Planeta, ajustando as nossas práticas diárias, num combate sério e firme contra o desperdício.

A campanha Água é Vidanão a desperdice, alerta para a adoção de comportamentos que façam o bom uso da água – Uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas 1 minuto. Se cada pessoa desperdiçar 1 minuto de água por dia em Portugal, são 120 milhões de litros de água, um volume de água que daria para responder a necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas e por isso cada gota conta.

A postura de poupança de água passa por gestos simples, mas que exigem novas posturas na forma como nos organizamos nas nossas casas e famílias e são várias as “Dicas para um melhor uso da água”:

Confirmar sempre que fechamos bem as torneiras
Tomar duches mais curtos e fechar a torneira enquanto nos ensaboamos
Não deixar a água a correr sem sentido
Usar uma bacia para lavar a louça, antes de a passarmos por água limpa
Usar máquinas de louça e roupa só quando estão completas e escolher os programas ECO
Reduzir as lavagens dos carros
Regar plantas e jardins nas horas de menor calor
Não deitar lixo nas sanitas exigindo descargas desnecessárias
Atenção a todos os canos e torneiras e a eventuais fugas de água
Reutilizar a água da lavagem de frutas e legumes

No Portal da Água encontramos vários materiais de promoção desta campanha, sendo de verdadeiro interesse público apoiarmos a sua publicitação.

Nota: a campanha foi promovida pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Grupo Águas de Portugal, contando com a parceria da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e com o financiamento do Fundo Ambiental/Área Governativa Ambiente e Ação Climática. 

 

Última Actualização em 15 de Novembro, 2023

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp