logótipo água para a paz

“Água para a Paz” – tema do Dia Mundial da Água 2024

O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente a 22 de março, com as Nações Unidas a lançarem este ano o tema “Água para a Paz”, discutindo-se mecanismos concertados e coordenados para enfrentar a crise hídrica global.

Quando a água é escassa ou poluída, ou quando as pessoas têm acesso desigual ou nenhum acesso, são condições potenciais para o aumento das tensões entre comunidades e países.

Temos dados que indicam que mais de 2 mil milhões de pessoas vivem sem acesso a água potável.

Mais de 3 mil milhões de pessoas em todo o mundo dependem da água que atravessa as fronteiras nacionais. No entanto, apenas 24 países têm acordos de cooperação para toda a água partilhada.

À medida que os impactos das alterações climáticas aumentam e as populações crescem, há uma necessidade urgente, dentro e entre países, de criar compromissos e verdadeira união em torno da proteção e conservação deste recurso precioso.

A saúde pública e a prosperidade das comunidades, os seus sistemas alimentares e energéticos, a produtividade económica e a integridade ambiental, dependem de um ciclo da água doce que funcione bem e seja gerido de forma equitativa garantindo qualidade e acesso a todos.

Todos os anos, a UN-Water – o mecanismo de coordenação da ONU sobre água e saneamento – define o tema do Dia Mundial da Água. Em 2023, o foco foi “Acelerar a Mudança”. Em 2024, o tema será a “Água para a Paz”, e diz respeito à promessa central do Objetivo 6 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento, que defende o acesso universal e equitativo à água potável e ao saneamento até 2030.

A celebração oficial, subordinada ao tema “Água para a Paz”, terá lugar hoje na sede da UNESCO em Paris, e terá como ponto alto o lançamento da edição de 2024 do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos intitulado Água para a prosperidade e paz.

 

Links:

https://apambiente.pt/sites/default/files/_A_APA/Comunicacao/Destaques/2024/DiaMundialAgua/Programa_DiaMundialAgua_Total.pdf

https://www.un.org/en/observances/water-day

https://ods.pt/objectivos/6-agua-e-saneamento/

https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/noticias/dia-mundial-da-agua-22-de-marco-de-2024

https://www.unesco.org/en/wwap/wwdr?hub=68313

Última Actualização em 22 de Março, 2024

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp