Foi publicada, no passado dia 8 de março, uma brochura que constitui uma introdução ao Relatório sobre as Megatendências 2050 para Portugal.

Fruto de um trabalho elaborado por uma Equipa Multissetorial de Prospetiva da Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública – RePLAN. Neste documento são descritas de forma geral as nove megatendências que deverão marcar o futuro do país, com foco em Portugal, apresentando uma lista dos impactos potenciais mais relevantes no país.

O trabalho de prospetiva iniciado em 2023 pela RePLAN, coordenado pelo Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública – PlanAPP, em colaboração com a Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) e a Secretaria-Geral do Ambiente (SGAmbiente), que coordenam a Equipa Multissetorial de Prospetiva da RePLAN, visa auxiliar os principais atores da política pública nacional a aproveitar oportunidades emergentes e a preparar entidades e instituições para desafios futuros.

O documento reúne contributos recebidos do  Instituto Nacional de Administração I. P. (INA), da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), do Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE), da Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia e do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana. I.P. (IHRU)

Aceda aqui ao documento.

Última Actualização em 11 de Março, 2024

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp