imagem

Realizou-se no dia 21 de setembro na Assembleia da República uma sessão temática, organizada pela Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, com o objetivo de promover a reflexão e o debate no âmbito da preparação da participação portuguesa no segmento parlamentar do 8.º Fórum Mundial da Água, sob o lema “Compartilhando Água”.

Esta sessão contou com a participação do Comissário de Portugal no FMA 2018, Jaime Melo Baptista, da Secretária-Geral do Ministério do Ambiente, Alexandra Carvalho, do Presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Sustentável, Filipe Duarte Santos, do Secretário-Geral do Conselho Nacional da Água, Joaquim Poças Martins, da Presidente da Parceria Portuguesa para a Água, Alexandra Serra, da Presidente Executiva da Parceria da Nações Unidas Water and Sanitation for All, Catarina Albuquerque, dos investigadores Tiago Capela Lourenço e Luis Dias, do Grupo de Investigação CCIAM/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e do Adjunto do Secretário-Geral do Conselho Nacional da Água, Francisco Godinho.

Durante cerca de três horas os senhores Deputados tiveram a oportunidade de tomar contacto com este grande evento, bem como aprofundar tecnicamente alguns dos temas e tópicos que estarão em análise em Brasília. Os peritos apresentaram sugestões sobre a forma como gostariam de ver Portugal apresentado. Os deputados portugueses reafirmaram o seu interesse em participar ativamente no processo parlamentar do Fórum e trocaram impressões sobre os temas que poderão ser centrais a Portugal neste contexto. O impacto das alterações climáticas nos recursos hídricos, a implementação da Diretiva Quadro da Água, a internacionalização das empresas portuguesas ou o Direito Humano à água e ao saneamento foram alguns dos principais temas abordados.

Esta sessão ficou ainda marcada pelo anúncio da autorização concedida pelo Senhor Presidente da Assembleia da República para que fosse utilizada água da torneira nas reuniões da Comissão Ambiente da Assembleia da República. Pequenos gestos que marcam. 

Para aceder ao vídeo completo da reunião parlamentar, clique aqui

Última Actualização em 22 de Setembro, 2017

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp