Lições Aprendidas e Desafios para a Implementação

You are here:

Lições aprendidas com o Compromisso para o Crescimento Verde

[icon name=”icon-caret-right”] É essencial ter um documento de enquadramento sólido, equilibrado e com uma visão clara (mas sucinto).

[icon name=”icon-caret-right”] Deve-se envolver os stakeholders nacionais desde, o início do processo, solicitando-lhes uma breve caracterização de cada domínio orientado para a relevância dessa área para alavancar o crescimento verde.

[icon name=”icon-caret-right”] Promover reuniões e workshops temáticos para discutir o documento, nomeadamente a definição dos objetivos / indicadores e as metas (ambiciosas mas realistas) a atingir e não para fazer apresentações paralelas sobre o tema.

[icon name=”icon-caret-right”] Mobilizar o Governo para a importância do Crescimento Verde e da Economia Verde em todos os domínios de atuação, em fases muito preliminares do processo.

[icon name=”icon-caret-right”] Capacitar os Organismos da Administração Pública, nos diversos níveis de governação, para a importância do Crescimento Verde e da Economia Verde em todos os domínios de atuação para o desenvolvimento de “Estratégias Regionais de Crescimento Verde”.

[icon name=”icon-caret-right”] Comprometer os stakeholders, desde o início do processo, com o resultado e com a implementação da estratégia, na sua promoção e no acompanhamento de iniciativas.

[icon name=”icon-caret-right”] Criar alianças estratégicas com parceiros internacionais (tais como, Green Growth Group; Green Growth Knowledge Platform), para a troca de boas práticas e desenvolvimento conjunto de iniciativas.

 

Principais Desafios para a implementação do Compromisso para o Crescimento Verde (CCV)

[icon name=”icon-caret-right”] Tornar o Compromisso para o Crescimento Verde uma Referência Global de Política Pública.

[icon name=”icon-caret-right”] Campanha de comunicação – Posicionar Portugal como líder mundial no Crescimento Verde.

[icon name=”icon-caret-right”] Construir o “caso internacional” do CCV, promovendo ligações e iniciativas com parceiros e projetos internacionais.

[icon name=”icon-caret-right”] Projetar uma imagem externa de sustentabilidade ambiental, social, económica e financeira, aumentando a notoriedade do País.

[icon name=”icon-caret-right”] Comunicar a estratégia portuguesa de Crescimento Verde e as soluções inovadoras que são essenciais para que esta seja bem sucedida.

[icon name=”icon-caret-right”] Disseminar informação relevante sobre soluções “verdes”, políticas e programas em Portugal e no mundo.

[icon name=”icon-caret-right”] Contribuir para a internacionalização de empresas e sectores.

[icon name=”icon-caret-right”] Reforçar a atratividade nacional nos domínios do Crescimento Verde: energias renováveis, clima, eficiência no uso dos recursos.

[icon name=”icon-caret-right”] Criar um quadro integrado de comunicação e promoção estratégica que articule de forma eficaz diversos instrumentos.

[icon name=”icon-caret-right”] Mobilizar, projeto a projeto, os membros da Coligação para o Crescimento Verde.

[icon name=”icon-caret-right”] Promover iniciativas, eventos de divulgação com vista a um aprofundamento do CCV.

[icon name=”icon-caret-right”] Promover o alargamento da Coligação para o Crescimento Verde.

[icon name=”icon-caret-right”] Desenvolver e propor novos indicadores e iniciativas para o CCV, bem como novos setores,  temas, catalisadores e metas relevantes para a transição para uma Economia Verde. Neste domínio dever-se-á detalhar indicadores relativos às qualificações e ao emprego.

Última Actualização em 20 de Novembro, 2023