100 dias para ECCA 2019

Dia 16 de fevereiro, às 11h, no Parque Urbano do Vale da Montanha, terá lugar uma cerimónia que assinalará os 100 dias para ECCA 2019, conferência que decorrerá em Lisboa, no CCB, entre 28 e 31 de maio de 2019. Esperam-se mais de 1000 participantes nesta que é a maior conferência sobre alterações climáticas da Europa. O facto de esta acontecer em Lisboa é uma excelente oportunidade para debater aspetos relacionados com estratégias de adaptação às alterações climáticas no sul da Europa, incluindo os que se relacionam com as cidades.

Contará com a participação de investigadores, técnicos, decisores, autoridades e agências nacionais, regionais e locais com responsabilidade na implementação de medidas de adaptação às alterações climáticas, empresas, organizações não-governamentais e sociedade civil. Será assim um fórum, onde poderemos conhecer as mais avançadas evidências científicas que são, também, muito importantes para suportar a necessária ação política.

Esta conferência é organizada por três projetos europeus no âmbito do programa “Horizonte 2020” – PLACARD, BINGO e RESCCUE – coordenados respectivamente pela FCiências.ID, pelo LNEC e pela AQUATEC (Espanha) e co-organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e pelo Ministério do Ambiente e da Transição Energética. A 100 dias do evento, vários membros do comité de organização da ECCA 2019 plantarão 100 árvores num dos mais recentes parques urbanos em crescimento na cidade de Lisboa, o Vale da Montanha. Nesta cerimónia participarão o Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, o representante da Comissão Europeia no âmbito dos projetos Horizonte 2020, Diogo de Gusmão-Sørensen, e representantes dos três projetos organizadores. A cerimónia reveste-se assim de um particular simbolismo pelo facto de reunir representantes das diferentes entidades envolvidas no aumento da infraestrutura verde e do arvoredo na cidade, uma das mais eficazes ferramentas ao serviço da adaptação climática.

A organização da ECCA 2019 irá ainda promover a mitigação de emissões de CO2 associadas ao evento, através da plantação de árvores nativas da flora portuguesa na região centro de Portugal. Esta iniciativa conta já com o apoio de um conjunto de entidades patrocinadoras, entre outras que se juntarão, a saber: Área Metropolitana de Lisboa (AML), Climate-fit.city project, Copernicus, Elsevier, Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), Energias de Portugal (EDP), Executive Agency for SMEs (EASME), IOP Publishing, JPI Climate, Parceria Portuguesa para a Água (PPA), TAP Air Portugal, Taylor & Francis Group (Routledge) e TEC-Conseil.

Para mais informações:

• Página web: www.ecca2019.eu

• Twitter: @ECCA2019

• Newsletter: http://bit.ly/ECCA-news

Última Actualização em 13 de Fevereiro, 2019

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp