11.ª Assembleia Geral da IRENA

Teve início no dia 18 e decorre até ao dia 21 de janeiro, a 11.ª Assembleia Geral da IRENA – Agência Internacional de Energia Renovável. Num momento de particular relevância para a transição energética a nível global, Portugal marcou uma forte presença nesta Assembleia Geral.

Enquanto Presidência do Conselho da União Europeia, presidiu à coordenação comunitária que antecedeu a 11.ª Assembleia e na qual os Estados-Membros da União Europeia alinharam as suas intervenções neste importante evento global, concordando em apresentar o relevante trabalho que a União Europeia tem desenvolvido neste domínio, assumindo a liderança global em matéria de ação climática, incluindo na transição energética.

Portugal, atuando enquanto Presidência do Conselho da União Europeia, participou no Painel de abertura da Assembleia Geral, dedicado ao papel da transição energética na recuperação pós pandemia. Nesta ocasião, o Secretário de Estado Adjunto e da Energia teve a oportunidade de destacar a relevância do entendimento alcançado no Conselho Europeu de Dezembro, relativamente ao aumento da meta de redução de gases com efeito de estufa, bem como apresentar o desempenho nacional em matéria de renováveis.

Estão ainda previstas intervenções do Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática e do Senhor Secretario de Estado Adjunto e da Energia em dois painéis ministeriais da Assembleia, o primeiro dedicado ao papel das renováveis no caminho para a neutralidade carbónica, e o segundo dedicado ao papel do planeamento energético nacional na promoção da transição energética.

Para seguir, ao vivo, a assembleia geral da IRENA siga o seguinte link: https://www.irena.org/newsroom/articles/2021/Jan/IRENA11ALiveBlog

Última Actualização em 20 de Janeiro, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp