imagem

 

No âmbito da Plataforma China-Europa para a Água decorreu, no dia 20 de maio, a 12.ª Reunião do Joint Steering Committee. Participaram nesta reunião virtual todos as entidades, chinesas e europeias, parceiras nos trabalhos a decorrer no âmbito dos três eixos estratégicos: Político, Científico e Empresarial. Estiveram presentes mais de 60 participantes, utilizando mais de 40 ligações simultâneas.

Na sequência da Reunião Ministerial de Alto Nível, que decorreu em novembro passado em Guimarães, Portugal assumiu a responsabilidade do Secretariado Europeu desta Plataforma, pelo que coube a Portugal liderar todo o processo de organização, gestão e copresidência desta Reunião, a qual decorreu pela primeira vez de forma virtual, utilizando para tal os meios desta Secretaria Geral.

A Senhora Secretária-Geral do Ambiente de Portugal e o Senhor Diretor do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério dos Recursos Hídricos Chinês fizeram as intervenções iniciais, bem como as alocuções finais. A reunião decorreu num ambiente muito aberto de troca de experiências, tendo potenciado a troca de informações entre a Europa e a China no que respeita ao impacto da pandemia COVID-19 no setor da água europeu e chinês.

Esta reunião permitiu também explorar os próximos passos nesta cooperação, uma vez que, pese embora tenha sido possível prosseguir, durante os últimos meses, algum do trabalho à distância, algumas atividades tiveram de ser adiadas, sendo agora necessário um trabalho de reprogramação das atividades que carecem da presença física de todos.

Dos diversos pontos discutidos, destaca-se a troca de experiências no combate à pandemia (cuja comunicação europeia foi feita por Portugal) e o relatório das atividades de cada uma das áreas de trabalho existentes, feito pelas respetivas equipas técnicas. Foi apresentado, pelo Secretariado Europeu, uma proposta consolidada dos procedimentos a serem seguidos na elaboração dos relatórios, orientações e recomendações políticas, pelas diversas equipas de trabalho. Representantes europeus, incluindo a Universidade de Évora, e chineses fizeram uma breve apresentação de possíveis mecanismos financeiros que poderão vir a ser usados nos futuros trabalhos desta Plataforma.

Os Secretariados Europeu e Chinês foram mandatados para conduzirem as avaliações necessárias sobre a possibilidade de realização da Reunião de Alto Nível até ao final do ano de 2020 (conforme estava programado) e duma provável nova reunião virtual deste Comité também a decorrer até ao final do ano.

Todos os documentos da reunião poderão ser consultados no site da Plataforma www.cewp.eu .

Última Actualização em 22 de Maio, 2020

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp