imagem
 

Decorreu a 7 de junho de 2021, a 13º. Reunião do Joint Steering Committee da Plataforma China-Europa para a Água, coorganizada, virtualmente, pelos Secretariados Chinês e Europeu (atualmente Portugal).

A reunião foi copresidida pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal e pelo Ministério dos Recursos Hídricos da China.

Na sessão de abertura, o Subdiretor Geral do Departamento da Cooperação Internacional, Ciência e Tecnologia, do Ministério dos Recursos Hídricos da China, Li Ge, e a Secretária Geral do Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, Alexandra Carvalho, ambos relembrando as circunstâncias em que tinha decorrida a última reunião em Maio de 2020, fizeram referência à forma como a Plataforma, no seu todo, tinha ultrapassado os diversos obstáculos dos últimos anos,  e como os objetivos comuns continuavam válidos. A realização desta reunião é, aliás, demonstração dessa capacidade de adaptação às novas realidades.

Cada um dos cinco Lotes (abordando os temas de gestão e restauro, água rural, água urbana, água e energia, Coordenação do PI, business, alinhamento de fundos e alterações climáticas) fez uma breve apresentação das atividades desenvolvidas e planeadas, demonstrando essa mesma capacidade de adaptação, mas também a necessidade de uma redefinição do calendário inicialmente estabelecido.

O Secretariado apresentou, de seguida, as perspetivas para a realização da 9º Conferência para o Diálogo de Alto Nível, propondo a segunda metade de 2022 para a sua realização. Tal proposta baseou-se na incerteza de ser possível realizar, ainda este ano, uma reunião presencial. Considerando uma data, apenas em 2022, será também possível apresentar conclusões dos trabalhos do PI e comemorar os 10 anos da Plataforma. Com este enquadramento poder-se-á vir a considerar a possibilidade de se realizar uma reunião extraordinária do JSC no final de 2021.

O Secretariado também relatou, de forma sucinta, o lançamento do procedimento para a escolha do co Secretariado Europeu para o biénio 2022-23. O procedimento abriu a 21 de maio, sendo possível apresentar as candidaturas até 3 de julho. Depois dos procedimentos internos à UE, a proposta europeia, para o novo Secretariado Europeu, estará concluída a 17 de setembro.

Última Actualização em 8 de Junho, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp