Teve lugar, no dia 14 de maio de 2020, a 2ª Reunião do Grupo de trabalho do Ambiente e da Ação Climática (GTAAC) para a Presidência Portuguesa da UE 2021 (PPUE 21) para dar continuidade aos trabalhos de preparação do MAAC para a coordenação e exercício da Presidência Portuguesa do Conselho da UE nas matérias de sua competência.

Criado no início de 2019 por Despacho do Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática, o GTAAC PPUE21 é Coordenado pela Secretaria-Geral do Ambiente e integra representantes da Direção-Geral do Território, da Direção-Geral de Energia e Geologia, Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P., do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P., e do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia, I.P.. No GTAAC PPUE21 fazem-se ainda representar os Gabinetes de todas as Secretarias de Estado do Ministério e do Gabinete do Ministro do Ambiente e da Ação Climática. Nesta reunião participaram ainda a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, a Direção Geral dos Assuntos Europeus/MNE e Estrutura de Missão da PPUE21/MNE.

Na 2ª Reunião do GTAAC fez-se um ponto de situação do planeamento interno e definiram-se os próximos passos tendo em vista dar resposta às tarefas de previstas no despacho que constitui o GTAAC PPUE 21, designadamente no que respeita à identificação das lideranças e à constituição das equipas que assegurarão o acompanhamento técnico dos assuntos bem como ao planeamento e organização logística de todas as reuniões a assegurar pelo MAAC. A REPER apresentou os desenvolvimentos mais recentes no que respeita à preparação da PPUE em Bruxelas e os dossiers que se perspetivam estar em discussão durante o 1.º semestre de 2021 nas áreas de competência do MAAC. Por fim, efetuou-se um breve ponto de situação sobre os trabalhos de preparação do trio de Presidências Alemã-Portuguesa-Eslovena (julho2020-dezembro2021)

 

Última Actualização em 26 de Abril, 2024

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp