imagem

 

Realizou-se no passado dia 22 de janeiro a 8ª. Conferência do Diálogo de Alto Nível da Plataforma China – Europa para a Água.

Esta Conferência anual, inicialmente planeada para se realizar na China, em setembro de 2020, devido aos impactos decorrentes da Pandemia foi adiada e realizada em formato virtual.

A organização foi assegurada pelos Secretariados Chinês e Europeu (desempenhado por Portugal em 2020-21) da Plataforma, no seguimento da última Conferência, realizada em novembro de 2019 em Guimarães.

Estiveram representados oficialmente, para além da China, 11 Estados Membros da União Europeia e a Comissão Europeia, cujos Chefes de Delegação fizeram um balanço positivo da atividade desenvolvida. Foi salientado todo o esforço realizado para que as diversas ações programadas fossem adaptadas às condições existentes em 2020, o que tornou possível a realização da maioria dos objetivos acordados pelos membros da Plataforma.

O Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática, juntamente com o Senhor Ministro dos Recursos Hídricos da China foram os coanfitriões da reunião, tendo a Senhora Secretária de Estado do Ambiente, juntamente com o Senhor Vice-Ministro dos Recursos Hídricos da China, copresidido às sessões.

Nas diversas intervenções, e analisando o presente para perspetivar o futuro, foi também realçado o momento de transição que 2021 representará, uma vez que tanto na União Europeia, como na China, existem processos de renovação dos programas de ação para a recuperação, com a assunção de compromissos de desenvolvimento com metas ambientais ambiciosas e socialmente integradas, procurando que o bem-estar das populações e a integridade dos sistemas naturais sejam conseguidos de forma sustentável.

Todos os Chefes de Delegação se comprometeram com uma Declaração Conjunta, onde ficaram refletidas as orientações para os trabalhos futuros da Plataforma nos seus pilares político, empresarial e científico e na qual é reforçado o papel da Plataforma enquanto instrumento para o estreitamento da cooperação entre a União Europeia e a China no domínio da água.

No dia anterior, 21 de janeiro, decorreram, também de forma virtual, dois seminários dedicados a estas duas vertentes – Ciência e investigação e Empresarial, nas quais Portugal se participou ativamente através de intervenções da Universidade de Évora, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Águas de Portugal Internacional.

Estiveram presentes cerca de 300 participantes de 18 nacionalidades. Foram trocadas experiências de ações comuns e de ações individualizadas com potencial interesse comum no seu desenvolvimento. Em sessão especial, foram debatidos alguns dos resultados de alguns dos projetos em curso, que deverão agora ser analisados nas suas potencialidades de se transformarem em recomendações efetivas para melhorar e aprofundar o trabalho comum nas duas regiões.

Mais informação, assim como todos os conteúdos da reunião, poderão ser brevemente consultados em www.cewp.eu.

Última Actualização em 25 de Janeiro, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp