imagem
 

Decorreu nos passados dias 14 e 15 de abril a 8ª Conferência Ministerial “Forest Europe”, subordinada ao tema “O futuro que queremos: as florestas que precisamos” e que pretendeu discutir os desafios atuais que as florestas europeias e o setor florestal enfrentam, incluindo do seu papel na adaptação às alterações climáticas.

A Conferência que estava planeada inicialmente para outubro de 2020, em formato presencial, em Bratislava, na Eslováquia, teve de ser adiada devido à situação de pandemia que se vive atualmente.

Esta edição teve como principal objetivo assumir de compromissos políticos, para esta década, em matéria de gestão florestal sustentável na Europa.

O evento foi aberto por Sua Excelência a Senhora Presidente da República Eslovaca, Zuzana Caputová e contou com a participação da maioria dos Ministros europeus responsáveis pela área das florestas.

imagem

 

Portugal esteve representado pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, cuja intervenção foi subordinada ao tema “Adaptar as Florestas às Alterações Climáticas”. Na sua intervenção referiu que as alterações climáticas tem sido um dos maiores desafios que a floresta tem vindo a enfrentar, tendo destacado o compromisso de Portugal em atingir a neutralidade de carbono até 2050 e o papel relevante que as florestas desempenharão como uma das componentes para alcançar este objetivo.

Como exemplos nacionais, o Ministro referiu ainda a revisão dos Programas Regionais de Gestão Florestal, o novo Plano Nacional de Gestão Integrada de Incêndios, assim como o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para a melhoria do ordenamento do território ao nível da paisagem, promovendo ao mesmo tempo a coesão territorial.

No final da Conferência, as Partes assinaram virtualmente a Declaração Ministerial da Conferência “O futuro que queremos: as florestas de que precisamos” e uma Resolução sobre “Adaptação das florestas pan-europeia para as alterações climáticas”.

Última Actualização em 3 de Maio, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp