À descoberta de tesouros no Arquivo da Secretaria-Geral do Ambiente

 

A Secretaria-Geral do Ambiente tem à sua guarda o Arquivo Histórico do Planeamento Económico em Portugal, o qual pertenceu ao extinto Departamento de Prospetiva e Planeamento e Relações Internacionais.

Este arquivo disponibiliza publicamente um espólio importante para a compreensão da história económica de Portugal na segunda metade do século XX, mais concretamente entre os anos de 1953 a 1974.

Estão recenseadas 7920 unidades documentais que abordam a história do planeamento económico-social e do processo da integração económica nacional.

Este arquivo tem como balizas temporais o início da elaboração e execução de planos plurianuais de fomento no nosso país (o primeiro plano entrou em vigor em 1953), e o começo, apenas balbuciado, da execução do último (o quarto), interrompida pelo 25 de Abril de 1974.

Possibilita ainda a análise das principais características do contexto histórico anterior ao 25 de Abril, do ponto de vista do enquadramento da atividade e das políticas económicas e sociais definidas nos planos preparados pelo governo, permitindo uma análise comparativa com o que veio depois.

Há tesouros por descobrir no arquivo histórico da Secretaria-Geral do Ambiente!