Agendas Regionais para a Economia Circular – Ano I

Em 2018, a área de governação do Ambiente e da Transição Energética, através do Fundo Ambiental, apoiou e acompanhou o desenvolvimento das Agendas Regionais de Economia Circular das cinco CCDR. No dia 4 de abril, na Adega Mãe, no concelho de Torres Vedras, foram apresentados os resultados do primeiro ano deste trabalho, discutindo a sua evolução com os grupos de interesse presentes, no caminho para a formalização de cada Agenda. A este caminho irá juntar-se este ano a Região Autónoma da Madeira, na assinatura da nova fase deste Protocolo com as regiões.
A sessão foi iniciada pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Maria Jesus Rodrigues, à qual se seguiu um discurso da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, e a apresentação das Agendas Regionais para a Economia Circular, pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). Estas agendas têm como objetivo definir as estratégias de transição e aceleração para a economia circular que melhor se adequam ao perfil socioeconómico de cada região, com vista ao desenvolvimento de ações ou iniciativas definidas e assumidas pelo conjunto de agentes governativos, económicos e sociais, regionais e locais.
A sessão contou ainda com um debate sobre a visão de Economia Circular nas Regiões, na qual participaram representantes da Câmara Municipal de Famalicão, do Instituto Pedro Nunes, da HUMANA, da Buinho FABLAB e da Águas do Algarve.
A assinatura de Contratos de Financiamento de projetos de Economia Circular realizou-se com a presença da Subdiretora do Fundo Ambiental, Isabel Nico, dos representantes das CCDR e da Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Região Autónoma da Madeira.
Interveio, ainda, a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Nascimento Prada, e a cerimónia foi encerrada pelo Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes.

    

Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional               Debate “Uma visão de Economia Circular nas Regiões”         Assinatura dos Contratos de Financiamento
Maria do Céu Albuquerque

Última Actualização em 10 de Abril, 2019

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp