A Presidência Portuguesa do Conselho da UE, em parceria com o Secretariado do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), organizou no dia 29 de março um evento virtual dedicado à apresentação do Relatório “Making Peace With Nature (disponível em: https://www.unep.org/resources/making-peace-nature ) que contou com mais de 100 participantes.

 

O programa contou com a intervenção de Veronika Hunt Šafránková, Chefe da representação do PNUA em Bruxelas, Edoardo Zandri, Chefe da Divisão de Big Science do PNUA, Ivar Baste, autor principal do Relatório, Joyeeta Gupta, conselheira científica, Sir Bob Watson, consultor científico chefe e Marco Rebelo, da Direção de Serviços das Relações Internacionais da Secretaria-Geral do Ambiente, foi o moderador da sessão.

 

O relatório “Making Peace With Nature”, apresentado no âmbito das atividades desenvolvidas à margem da sessão online da 5ª sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente, alerta para a necessidade de dar resposta urgente aos principais desafios causados pelas três crises ambientais planetárias alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição que colocam em risco o bem-estar das gerações presentes e futuras. Durante a sessão, os oradores referiram a importância que a relação da humanidade com a natureza e a adoção de padrões de produção e consumo sustentáveis assumem no contexto atual.

 

O relatório identifica ainda as mudanças necessárias para ultrapassar as lacunas existentes entre a realidade em que vivemos e o que é necessário fazer para alcançar o cumprimento da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao sintetizar, os dados científicos das avaliações ambientais globais, o relatório enumera também um conjunto de recomendações e oportunidades para solucionar os desafios ambientais mais urgentes.

 

Assista à gravação do evento página de Youtube da Secretaria-Geral do Ambiente (assistir)

 

 

 

Última Actualização em 30 de Março, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp