imagem

A equipa Produção e Consumo foi coroada a vencedora deste desafio que levou 12 jovens numa jornada de 10 dias à Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP26.

A iniciativa “Climes to Go – a Race for our Planet” traduziu-se numa competição entre três equipas, cada equipa com quatro pessoas, que partiram de Cascais no dia 22 de outubro e chegaram à grande cimeira de Glasgow no dia 31, procurando fazer essa viagem da forma o mais sustentável possível.

Os três temas escolhidos para as equipas foram “Água”, “Energia” e “Produção e Consumo Sustentável”. Ao longo da viagem as equipas efetuaram a monitorização das suas pegadas hídricas e carbónicas, integrando ações diversas de sensibilização e voluntariado.

Cada equipa tinha um orçamento em climas (uma moeda fictícia) que perdiam ou ganhavam de acordo com as diversas opções ao longo da viagem, nomeadamente consumo de água, meios de transporte utilizados, alimentação, alojamento e performance ao realizar os desafios e tarefas. A equipa vencedora desta corrida pela sustentabilidade foi a “Produção e Consumo” ao terminar a competição com o saldo mais elevado de climas.

Mais importante do que a competição foi a mensagem, ou as mensagens deixadas ao longo do trajeto. Como se lê no website do projeto o objetivo foi ´agir e “arrastar” muito outros para a ação. Já não é sustentável passar o ónus para cima de outros, assistir de longe, apontar os dedos, como se nós próprios não fizéssemos parte da equação e da solução. Não sou eu que faço as minhas opções? Não sou eu que escolho o meio de transporte que utilizo para me deslocar? Não sou eu que defino quanto tempo devo estar no duche? Não sou eu que decido qual é a minha alimentação? Não sou eu que escolho separar o lixo na minha casa?´

A iniciativa organizada pela Get2C e pela Earth Watchers, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e a Embaixada Britânica, teve como foco mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática, sempre numa lógica de cooperação e de envolvimento das pessoas e comunidades, contando com o financiamento do Fundo Ambiental, apoios da Fundação Calouste GulbenkianOney Bank e Grupo Altri.

Saiba mais sobre este projeto em: https://www.ver.pt/climes-to-go-a-race-for-our-planet/

Vídeo promocional da iniciativa: https://www.youtube.com/watch?v=zquxPitmxTo

#FundoAmbiental #Climestogo #Get2C #EarthWatchers

 Imagem: ©Climes to Go/Get2C  

Última Actualização em 22 de Novembro, 2021

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp