imagem
 

No dia 11 de junho os Ministros da Energia da União Europeia reuniram-se no Luxemburgo para debater o regulamento Redes Transeuropeias de Energia, a Estratégia do Hidrogénio e a Estratégia Vaga de Renovação.

Os Ministros acordaram numa abordagem geral sobre a proposta de revisão do Regulamento relativo às Redes Transeuropeias de Energia (TEN-E), com o objetivo de modernizar, descarbonizar e interconectar as infraestruturas transfronteiriças de energia da EU para alcançar a neutralidade carbónica em 2050. Ao mesmo tempo, visa continuar a assegurar integração do mercado, competitividade e segurança de abastecimento. Uma infografia sobre a TEN-E pode ser consultada em

https://www.consilium.europa.eu/pt/infographics/ten-e/ . A abordagem geral servirá como uma base para a posição do Conselho nas negociações do trílogo com o Parlamento Europeu.

Foram também aprovadas conclusões sobre uma vaga de renovação que estimula a economia de hoje e cria edifícios ecológicos para amanhã. A estratégia “vaga de renovação” visa intensificar os esforços de renovação em toda a UE, por forma a que o setor do edificado dê o contributo necessário para se alcançar o objetivo de neutralidade climática até 2050, e a que se concretize uma transição ecológica justa e equitativa. Os Estados-Membros apoiam o objetivo da estratégia de, até 2030, duplicar as taxas de renovação na UE relacionadas com a energia, combatendo simultaneamente a pobreza energética, criando novos empregos e promovendo a eficiência na utilização dos recursos e a economia circular. As conclusões realçam igualmente a importância da inclusão social e da acessibilidade. Uma infografia sobre a Vaga de Renovação poderá ser consultada aqui: https://www.consilium.europa.eu/pt/infographics/renovation-wave/

Decorreu também uma troca de pontos de vista sobre a evolução da Estratégia do Hidrogénio na Europa. A estratégia destina-se a criar um ambiente propício para a oferta e a procura de hidrogénio como um elemento chave na transição para a energia limpa.

No final da reunião a delegação eslovena apresentou o programa da futura Presidência, a ter início no dia 1 de julho.

Última Actualização em 14 de Junho, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp