imagem

Assinala-se hoje, dia 17 de junho, o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação, um dia de alerta e de sensibilização para o problema da seca e da degradação dos solos, quando sabemos que a qualidade dos solos é essencial à vida e ao equilíbrio dos ecossistemas. Esta comemoração foi estabelecida em 1994, através da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), um acordo multilateral que liga o meio ambiente e o desenvolvimento com a preocupação da gestão sustentável da terra. Desde 2017, a UNCCD e seus parceiros apoiaram cerca de 70 países propensos à seca para desenvolver planos de ação nacionais para reduzir os desastres de seca.

Damos nota de projetos piloto de combate à desertificação a decorrerem no nosso país e financiados no contexto do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” pelo Mecanismo de Financiamento EEA Grants, projetos esses centrados na adaptação às seguintes vulnerabilidades climáticas: aumento da frequência e da intensidade dos períodos de seca e de escassez de água; aumento da suscetibilidade à desertificação; aumento da temperatura máxima, projetos estes enquadrados no Aviso#5 – Projetos de preparação para as condições meteorológicas extremas e de gestão dos riscos no contexto das alterações climáticas.

A humanidade precisa de terra produtiva para sobreviver e, neste sentido, o combate às alterações climáticas passará cada vez mais pela recuperação e defesa de solos saudáveis em ligação com a vida das comunidades.

O dia da desertificação e seca 2022 é assinalado hoje a nível mundial com o mote: “Superar a Seca Juntos”.

Última Actualização em 17 de Junho, 2022

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp