imagem

Portugal assumiu-se como Campeão Global da Energia no contexto do Diálogo de Alto Nível de Energia das Nações Unidas.

Neste âmbito, coorganizou com os seus parceiros campeões (Islândia, Honduras, Nauru, Panamá, Emirados Árabes Unidos, União Europeia) e com o Secretariado das Nações Unidas o Fórum Temático Ministerial sobre transições justas, no passado dia 24 de junho.

A participação no Segmento Ministerial foi assegurada pelo Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Energia, que anunciou que Portugal se encontra a desenvolver um Compacto no domínio do Hidrogénio Verde, a apresentar em setembro nas Nações Unidas.

Portugal esteve ainda representado no Painel sobre Economia Circular, no qual o Eng.º João Oliveira Miguel, Administrador da ADP Valor teve a oportunidade de apresentar o programa de neutralidade energética Zero do Grupo ADP, através do qual se propõem atingir a neutralidade energética no prazo de 10 anos.

As conclusões e os próximos passos neste processo ficaram a cargo da Direção Geral de Energia e Geologia. Na sua intervenção, a Dra. Paula Cristina Gomes teve oportunidade de salientar a importância de uma transição que envolva todos os stakeholders e que não deixe ninguém para trás.

Portugal continuará fortemente empenhado na transição energética, contribuindo para o Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas, que se realizará em setembro, à margem da Assembleia Geral.

Saiba mais sobre este processo, aqui

 

 

 

 

 

Última Actualização em 29 de Junho, 2021

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp