Europa reunida em Lisboa para debater o futuro da adaptação às alterações climáticas

Decorreu em Lisboa a 4.ª Conferência Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas, uma iniciativa da maior relevância no estudo e conhecimento sobre a problemática, bem como das soluções existentes a nível local, regional e mundial para que consigamos enfrentar os efeitos, cada vez mais frequentes, das alterações climáticas.

Esta 4.ª Conferência foi organizada em Lisboa por três projetos europeus financiados ao abrigo do programa Horizonte 2020, nomeadamente os projetos Placard, Bingo e Rescue e contam com o apoio do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e da Câmara Municipal de Lisboa.

No plenário de abertura da Conferência, que decorreu no Centro Cultural de Belém, tomaram da palavra o Senhor Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, o Senhor Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e a Gestão de Crises, Christos Stylianides e o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, entre outros oradores de relevo no contexto europeu.

Das mensagens proferidas durante a sessão destaca-se a urgência no combate às alterações climáticas, ou a ausência de dúvidas na ciência quanto à sua urgência. Foi também destacado o trabalho que Portugal e a União Europeia têm desenvolvido para combater este flagelo e foi salientado o impacto cada vez mais frequente e mais intenso das alterações climáticas nos países do sul da Europa. Flagelos como as secas, a desertificação e consequentemente os fogos florestais são cada vez mais uma constante em países como Portugal. É fundamental que reinventemos a forma como gerimos e organizamos os nossos territórios, as nossas cidades e a nossa economia. 

Ao longo de três dias, mais de 1200 pessoas participam nas sessões que abordam temas tão distintos quanto a governança da luta contra as alterações climáticas, a redução de riscos, a comunicação ou a produção de conhecimento científico.

Conheça mais sobre a ECCA 2019, consultando o site: https://www.ecca2019.eu/

 

                                                                                         

Última Actualização em 28 de Maio, 2019

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp