Fundo Ambiental em projeto de cooperação com 400 escolas da Tunísia

 

Decorreu no dia 7 de dezembro, em Tunes, a cerimónia de entrega de um dos equipamentos de triagem seletiva a 400 escolas da Tunísia, no âmbito do projeto de cooperação apoiado pelo Fundo Ambiental.

Estes equipamentos são recipientes de recolha seletiva de resíduos segundo as suas características, como por exemplo para recolha de vidro, de papel e de embalagens, com as respetivas simbologias conforme acordado internacionalmente, para que os alunos possam separar os resíduos citados de forma separada.

O projeto foi iniciado em 2019 e contou com duas fases principais, sendo a primeira de capacitação de professores e preparação de materiais pedagógicos que apoiassem a sensibilização ambiental numa rede de 400 escolas em todo o país, e a segunda de instalação de equipamentos de triagem seletiva a implementar nas referidas escolas, que reforçasse, com um projeto concreto, os comportamentos dos mais jovens.

Este é um de vários projetos de cooperação que Portugal e a Tunísia têm desenvolvido no quadro do desenvolvimento sustentável, decorrente de um Memorando assinado em 2018, que identificava as áreas do saneamento, da gestão de resíduos e da educação ambiental, como eixos principais para a cooperação entre os dois países no domínio do ambiente.

Com um financiamento global de 220.000 euros e tendo como parceiro a LIPOR, que apoiou as ações de capacitação, a produção dos materiais pedagógicos e o equipamento de triagem seletiva, este projeto é um exemplo do que a cooperação internacional apoiada pelo Fundo Ambiental pode contribuir para o futuro que queremos.

 

Última Actualização em 10 de Dezembro, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp