Foi feita a ligação à rede elétrica da unidade fotovoltaica de produção para autoconsumo (UPAC), instalada recentemente na cobertura do parque de estacionamento do edifício-sede do Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC). Estima-se que esta UPAC produza cerca de 25% da energia consumida no edifício da Rua de «O Século», durante o intervalo diurno com incidência solar. Contabilizando o período de 24 horas, a produção deverá situar-se entre os 13% a 15% do total de energia consumida no edifício.

A instalação desta UPAC na sede do MAAC surge no âmbito de uma candidatura ao programa «Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas», efetuada pela Secretaria-Geral ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). O investimento no projeto é de 696 mil euros, financiados pelo PO SEUR, na parte elegível, a 95%. A mesma candidatura permitirá outras intervenções de melhoria da eficiência energética do edifício (substituição de janelas e de equipamentos de climatização).

Composto por um total de 120 módulos fotovoltaicos monocristalinos, o sistema tem uma potência total instalada de 39,00 kWp (Quilowatt de pico).

 

Última Actualização em 20 de Janeiro, 2020

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp