Missão oficial do Secretário de Estado do Ambiente à Tunísia

Decorreu entre 20 e 23 de janeiro de 2019 uma missão oficial do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, à Tunísia, que se fez acompanhar pela Secretária-Geral do Ambiente e da Transição Energética, Alexandra Carvalho. Integraram ainda a delegação um conjunto de 11 empresas do sector dos resíduos lideradas pela LIPOR – empresa de gestão intermunicipal do grande Porto, responsável pela gestão, valorização e tratamento de resíduos municipais produzidos por oito municipalidades associadas a esta entidade.

Embora esta missão tenha tido como principal objetivo a apresentação das capacidades portuguesas em matéria de resíduos, este foi também um momento relevante para fazer um balanço da cooperação entre os dois países em matéria de ambiente. Assim, o Senhor Secretário de Estado foi recebido pelo Ministro dos Assuntos Locais e Ambiente da Tunísia, Mokhtar Hammami, e pela sua homóloga, a Secretária de Estado do Ambiente, Besma Jebali e foi ainda recebido pelos recém eleitos presidentes das Câmaras de Ariana e de Tunes.

Importa recordar que o Ministério do Ambiente e da Transição energética iniciou em 2018 um plano de ação com três eixos principais de cooperação, nomeadamente a educação ambiental, o saneamento e a gestão de resíduos elétricos e eletrónicos.

 

Após a assinatura, em 2018, de um contrato entre o Fundo Ambiental e o Ministério dos Assuntos Locais da Tunísia para cooperação no domínio do saneamento, foi assinado durante esta visita um contrato entre o Fundo Ambiental e o mesmo Ministério para um projeto no domínio da educação ambiental. Este projeto prevê o reforço da educação ambiental ao nível das escolas, através, nomeadamente, da formação de 54 professores, da produção de 1000 suportes pedagógicos e ainda da instalação em 350 escolas de equipamentos de recolha seletiva de resíduos.

Esta missão foi ainda marcada por uma forte componente empresarial, centrada na realização de um Fórum Económico Tunísia-Portugal no domínio do Ambiente, na seda da União tunisina da Indústria, do Comércio e Artesanato (UTICA), evento que foi presidido pelo Presidente da UTICA, Samir Majoul e em cuja abertura intervieram, para além do Senhor Secretário de Estado, o Ministro e a Secretária de Estado do Ambiente tunisinos, o Vice-Presidente da UTICA, Hichem Elloumi, o signatário e a Presidente da Câmara de Comércio e Indústria tuniso-portuguesa, Donia Ellouze.

Numa segunda parte o Presidente da LIPOR, Fernando Leite, fez uma apresentação das 11 empresas portuguesas a uma sala completamente lotada com mais de 300 participantes, na sua grande maioria representantes de empresas tunisinas ligadas ao setor do ambiente, altos representantes da administração pública e agências nacionais tunisinas no domínio ambiente e membros da Câmara de Comércio tunisino-portuguesa.

A participação dos membros do governo tunisino nos diferentes momentos da visita demonstra bem o entusiasmo que existe em torno desta cooperação com Portugal no domínio do ambiente. A Tunísia enaltece aquilo que o nosso país foi capaz de fazer nos últimos 20 anos em matéria de Ambiente, com uma aposta forte na preservação do ambiente e do território, alicerçada num modelo de desenvolvimento sustentável. Assim, a experiência portuguesa constitui um exemplo que a Tunísia aspira seguir.

Última Actualização em 5 de Fevereiro, 2019

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp