Participação do Secretário de Estado de Energia na 9.ª Assembleia da IRENA

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, participou nos passados dias 11 a 13 de janeiro, na 9.ª Reunião da Assembleia da IRENA – International Renewable Energy Agency que decorreu na Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi.

A Reunião, que contou com a organização de duas mesas redondas ministeriais, teve como objetivo de discutir o papel das energias renováveis no alcance do acesso universal à energia e o impacto transformativo que a inovação está a ter no setor da energia renovável.

O Secretário de Estado da Energia participou na mesa redonda dedicada à temática “Transformative Innovation”, a qual visou a partilha de conhecimentos sobre o tipo de inovações emergentes e debater de que forma estas inovações estão a mudar a configuração dos sistemas de energia e os papéis dos atores envolvidos, nos sistemas de energia.
Na sua intervenção, o Secretário de Estado da Energia teve oportunidade de referir que “a transição para um sistema energético sustentável é uma tarefa desafiadora, indo além das questões tecnológicas. A consciência do consumidor e de outros atores, as atitudes, a perceção de risco, o comportamento de consumo e decisões de investimento têm uma forte influência no desenvolvimento do sistema de energia”.

O Secretário de Estado da Energia foi recebido pelo Diretor-Geral da IRENA cessante que elogiou o trabalho feito por Portugal nos últimos tempos e a aposta que está a fazer numa transição energética e das políticas para o solar e eólico que pretende implementar.

A Reunião contou ainda com um evento especial dedicado à temática “Género na Transformação da Energia” que marcou o lançamento de uma nova publicação da IRENA sobre esta temática.

A Assembleia nomeou ainda o novo Diretor Geral da IRENA, Francesco La Camera, que exercia funções de Diretor Geral do Desenvolvimento Sustentável, Energia e Clima do Ministério do Ambiente, Terra e Mar de Itália.

Última Actualização em 5 de Fevereiro, 2019

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp