Promovida pela Associação Smart Waste Portugal (ASWP), a Plataforma Vidro+ foi lançada a 24 de maio, numa cerimónia que decorreu na Sala “O Século”, nas instalações da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC).

A sessão de abertura contou com a participação da Secretária-Geral do Ambiente, Alexandra Carvalho, do Presidente da Direção da ASWP, Aires Pereira, e da Secretária-Geral da Federação Europeia do Vidro de Embalagem (FEVE), Adeline Farrelly, por videoconferência.

Seguiu-se o contributo de Jean-Paul Judson, da iniciativa europeia Close the Glass Loop, salientando que “não estamos sós neste objetivo comum” de alcançar as metas europeias de reciclagem de vidro.

O coordenador da Plataforma Vidro+, Tiago Moreira da Silva, fez depois a apresentação formal desta iniciativa colaborativa que pretende criar um compromisso entre os diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem, por forma a promover o aumento da sua taxa de reciclagem.

O ambicioso objetivo proposto é de aumentar a taxa de recolha e reciclagem do vidro de embalagem em Portugal, recolhendo 90% das embalagens de vidro colocadas no mercado, para reciclagem, até 2030, numa resposta pró-ativa às novas metas europeias de reciclagem (75% até 2030).

Houve ainda oportunidade para a apresentação de vários dos 33 membros atuais da Plataforma Vidro+ e para um painel dedicado ao tema “Boas Práticas Rumo à Circularidade do Vidro de Embalagem”, no qual participaram representantes da EGF, Porto Ambiente, Sogrape, SuperBock Group e Trivalor.

Pode assistir ao evento de lançamento Plataforma Vidro+ na página YouTube da Associação Smart Waste Portugal: https://www.youtube.com/watch?v=20jy8OampnY

    A Secretária-Geral do Ambiente, Alexandra Carvalho, na sessão de abertura do lançamento da Plataforma Vidro+

 

 O painel que reuniu diferentes agentes da cadeia de valor do vidro de embalagem

 

http://www.smartwasteportugal.com/pt/

https://feve.org/

https://closetheglassloop.eu/

Última Actualização em 26 de Abril, 2024

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp