Portugal e Argentina dão passo em frente na cooperação em matéria de ambiente e desenvolvimento sustentável

Um ano após a assinatura do Memorando de Entendimento em matéria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável entre o Ministério do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável da República Argentina e o Ministério do Ambiente e da Ação Climática da República portuguesa, os dois países dão um passo firme na concretização desta cooperação.

Na sequência de solicitação do Governo Argentino, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, através do Fundo Ambiental, apoiará o desenvolvimento de dois projetos a desenvolver em 2021, naquele país. Estes projetos enquadram-se no domínio da economia circular, gestão de resíduos e educação ambiental e têm como fim último o combate às alterações climáticas. O primeiro apoiará a criação de uma Plataforma de monitorização de gestão de resíduos, ferramenta existente em Portugal e que será agora desenvolvida e adaptada à realidade local. O segundo, incide prevê atividades no âmbito da temática do combate ao Lixo Marinho e à sensibilização ambiental das comunidades costeiras, particularmente os pescadores.

Estes projetos decorrem da Visita efetuada pelo Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática a Buenos Aires em fevereiro de 2020, onde lhe foi possível ver no terreno a realidade da Argentina em matéria de gestão de resíduos, bem como de participar em ações de recolha de lixo marinho, juntamente com associações locais. Num país em que se estima que apenas 20% dos resíduos são recuperados ou reciclados, a produção de dados e o conhecimento da realidade assume uma particular relevância par apoiar decisões estratégicas para o país.

Num momento particularmente relevante, em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia e a Argentina a Presidência do Mercosul e num ano de celebrações do bicentenário da República Argentina, não esquecendo que foi Portugal o primeiro país a reconhecer a independência da Argentina, a assinatura do Protocolo de financiamento entre o Fundo Ambiental e o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina marca o início de uma nova etapa da cooperação ambiental com este país, que se espera venha a trazer resultados concretos para a melhoria das condições de vida das populações.

Última Actualização em 26 de Março, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp