Na véspera da X Conferencia Ibero-Americana de Ministros do Ambiente, os Senhores Ministros do Ambiente de Portugal e Argentina, João Pedro Matos Fernandes e Juan Cabandié, reuniram, bilateralmente, para fazer um ponto de situação da cooperação e assinar um Plano de Ação para a cooperação em matéria de ambiente e desenvolvimento sustentável, para 2021.

Em fevereiro do presente ano, no contexto das comemorações do V centenário da Circum-navegação, o Senhor Ministro João Pedro Matos Fernandes, fez uma Visita Oficial à Argentina, durante a qual teve a oportunidade de se reunir com o seu homólogo, o Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, Juan Cabandié, tendo nessa ocasião sido assinado um Memorando de Entendimento que previa o reforço da cooperação em áreas como a educação ambiental, a gestão de resíduos, o combate às alterações climáticas, entre outros.

Dando seguimento a este Memorando e procurando concretizar projetos e ações concretas os Senhores Ministros assinaram ontem, 15 de setembro, um Plano de Ação que prevê o desenvolvimento, em 2021, de dois projetos, que contarão com o cofinanciamento de ambos os países. O primeiro destes projetos será nas áreas do combate ao lixo marinho e da educação ambiental e o segundo no domínio das cidades sustentáveis e da gestão de resíduos.

Num evento simbólico, por videoconferência, os Senhores Ministros assinaram o referido Plano de Ação e manifestaram o seu compromisso com a sua execução e com o reforço desta cooperação, que será estratégica no reforço da presença portuguesa na região ibero-americana.

imagem   imagem

Última Actualização em 16 de Setembro, 2020

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp