imagem

 

O objetivo do projeto  Bebidas + Circulares  é testar uma solução baseada na recolha com máquinas automáticas numa zona restrita – município de elevada densidade populacional – avaliando o grau de adesão da população a este novo mecanismo de recolha. Pretende-se testar a “eficácia” de locais de recolha baseados em superfícies comerciais de diferentes dimensões e formatos, preparando o futuro Sistema de Depósito.

A iniciativa  Bebidas + Circulares  tem como objetivo incentivar os cidadãos do concelho de Lisboa a devolverem garrafas de plástico PET e de vidro e latas não reutilizáveis de bebidas, para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas embalagens de bebidas.

Promovido pelas associações Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB), o projeto  Bebidas Circulares  visa preparar o futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas e conta com uma parceria da Câmara Municipal de Lisboa.

No âmbito dos EEA Grants, a Secretaria-Geral do Ambiente e Ação Climática é a operadora do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono”, apoiando e financiando projetos criativos e inovadores que promovam, como no caso específico deste projeto, a economia circular – reduzir a utilização de materiais e a produção de resíduos.

Para mais informações sugere-se a consulta do website do  Projeto Bebidas + Circulares

Última Actualização em 20 de Janeiro, 2023

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp