imagem  

Portugal está ativamente envolvido no projeto Adaptation to a changing climate in the management of extreme Wildfires, projeto esse que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) está a desenvolver – 2021/2022.

Atendendo à importância do caso português, a equipa da OCDE esteve em Lisboa de 28 a 30 de junho, numa iniciativa acolhida pela Secretaria-Geral do Ambiente e que decorreu no Salão Nobre do Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC).

Foram realizadas consultas aos stakeholders nacionais (diversos organismos públicos, municípios, seguradoras, ONGs, associações florestais e academia), bem como encontros com representantes da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e Florestas (SECNF) e com o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).

A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) coordena a participação nacional, acompanhada de perto pelo MAAC, mais concretamente pela Secretaria-Geral do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Com base nos resultados deste projeto, espera-se que haja a aprovação de uma recomendação da OCDE, num formato de “instrumento internacional”, sendo que, neste âmbito, está prevista a realização em maio de 2023 da Conferência Mundial de Incêndios, organizada por Portugal.

Última Actualização em 1 de Julho, 2022

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp