imagem

Decorreu a 14 de dezembro de 2020 uma videoconferência informal dos Ministros da Energia da União Europeia, tendo Portugal estado representado por S.Exa. o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

Da agenda da reunião constou uma troca de pontos de vista sobre o tema “Integração dos sistemas energéticos – Estabelecendo o caminho para uma Europa neutra em carbono”.

Para se tornar num continente neutro em carbono até 2050, a Europa necessita de transformar o seu sistema energético num sistema energético integrado, que acomode elevadas quotas de energias renováveis e tenha uma eficiência energética significativa.

Os Ministros discutiram quais as medidas políticas que consideram prioritárias bem como os desafios que se antecipam face à atualização do quadro regulamentar da União Europeia, por forma a facilitar a integração dos sistemas energéticos.

Houve ainda lugar a uma troca de impressões sobre o possível alinhamento dos objetivos da União Europeia na área da energia para 2030 com uma grande ambição climática.

O Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática procedeu ainda à apresentação do programa de trabalhos da futura Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que terá lugar durante o 1.º semestre de 2021.

Última Actualização em 15 de Dezembro, 2020

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp