Decorreu nas instalações da Secretaria-Geral do Ambiente, uma reunião por videoconferência do Grupo das Questões Ambientais Internacionais Global (WPIEI Global) do Conselho da União Europeia, cujo acompanhamento é assegurado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e por esta Secretaria-Geral.

O Grupo das Questões Ambientais Internacionais prepara as posições da UE nas negociações internacionais relacionadas com as questões ambientais e as atividades dos organismos internacionais dedicados ao ambiente e às alterações climáticas, designadamente as Nações Unidas, o Programa das Nações Unidas para o Ambiente e a Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas.

A reunião de hoje (19 de maio) teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos de preparação da 5ª reunião da Assembleia das Nações Unidas para o Ambiente (UNEA 5) que terá lugar entre os dias 22 e 26 de fevereiro de 2021, em Nairobi, durante a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Devido à pandemia da COVID-19, os trabalhos deste Grupo têm sido assegurados através de reuniões por videoconferência. Na agenda deste Grupo têm assumido preponderância temas como a preparação das comemorações de Estocolmo+50 e do PNUA@50, a realizar em 2022, e a discussão sobre as propostas de Resolução no domínio do Ambiente que a União Europeia tenciona apresentar na UNEA 5.

Última Actualização em 26 de Abril, 2024

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp