Alexandra Carvalho, Secretária-Geral do Ambiente, interveio no webinar “Como Portugal poderá liderar a agenda climática durante a presidência portuguesa” do Conselho da União Europeia, que se realizou no dia 8 de março de 2021, reiterando que “a prioridade” do Governo nesta área é “a negociação para a Lei Europeia do Clima” e que “as próximas semanas serão cruciais” para que a presidência portuguesa do Conselho da UE consiga chegar a acordo sobre a Lei do Clima.

“Queremos que esteja aprovada e adotada na primeira metade deste ano. Como o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, disse anteriormente, não podemos falhar neste objetivo, pois o resto do mundo não iria compreender se nós agora desistíssemos”, afirmou a também diretora do Fundo Ambiental. Alexandra Carvalho acrescentou que embora já tenham sido identificados os elementos em que o Parlamento Europeu e o Conselho têm posições convergentes, ainda são necessárias negociações para “ultrapassar algumas diferenças”, defendendo que “há muito trabalho que temos de fazer em conjunto” e que “a ambição tem de estar presente em todos os países”.

No webinar participaram também Ester Asin, diretora do Escritório de Políticas Europeias da associação WWF – World Wide Fund For Nature, Paulo Silva Lemos, antigo Secretário de Estado do Ambiente atualmente a exercer funções como Policy Officer na Direcção-Geral de Ambiente da Comissão Europeia, João Morais Sarmento, conselheiro técnico que encabeça a equipa diplomática do Ambiente na Representação Portuguesa junto da União Europeia, e Ângela Morgado, diretora Executiva da ANP/WWF (Associação Natureza Portugal/World Wide Fund For Nature).

 A UE comprometeu-se a atingir a neutralidade carbónica até 2050, estando a decorrer as negociações entre a presidência portuguesa do Conselho da UE e o Parlamento Europeu sobre a Lei Europeia do Clima, que implementará na legislação europeia as metas climáticas.

 

Última Actualização em 11 de Março, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp