imagem

O repto é das Nações Unidas no contexto do Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas para a Energia, que terá lugar em setembro, à margem da Assembleia-Geral.

Através da Resolução 74/225, a Assembleia-Geral das Nações Unidas convidou o Secretário-Geral a organizar um Diálogo de Alto Nível, em 2021, tendo em vista promover a implementação dos objetivos e metas da Agenda 2030, relacionados com a energia, apoiando os objetivos da Década das Nações Unidas para a Energia Sustentável para Todos (2014-2024).

Este Diálogo de Alto Nível representa o primeiro encontro mundial sobre energia, sob os auspícios da Assembleia Geral, desde 1981, ano da Conferencia das Nações Unidas sobre Fontes novas e renováveis de energia.

Sendo um evento histórico, cujos objetivos assumem particular relevância num contexto de recuperação pós pandemia e num ano relevante para as negociações climáticas internacionais, as Nações Unidas desenharam um importante processo preparatório deste Diálogo no qual todos somos chamados a participar.

É assim, com entusiasmo, que o Ministério do Ambiente e da Ação Climática se associa a esta iniciativa e convida todos os agentes da transição energética em Portugal a participar ativamente nos Compactos da Energia.

Os Compactos da Energia são compromissos voluntários, que podem ser assumidos pelos mais diversos atores (Governos, Sector Privado, Organizações Internacionais, Sociedade Civil, Academia, entre outros) tendo em vista contribuir para o atingir do ODS 7.

O acesso à energia, a transição energética, justa e inclusiva, os dados e as inovações tecnológicas ou o financiamento e investimento são algumas das áreas em que estes compromissos podem ser assumidos.

Para que todos compreendamos melhor o que está em causa e como podemos ser agentes neste processo, as Nações Unidas lançam a partir de hoje um conjunto de workshops a nível global tendo em vista apresentar os Compactos da Energia e iniciar a sua construção com os diversos stakeholders a nível global.

Para a região Europa estão agendados os seguintes workshops durante o mês de abril:

  • 13 de abril, 09:00 – 10:30 (US EST)
  • 20 de abril, 09:00 – 10:30 (US EST)
  • 27 de abril, 09:00 – 10:30 (US EST)

Pode registrar-se nestes workshops aqui.

O Ministério do Ambiente e da Ação Climática está fortemente comprometido com a transição energética e, em linha com este compromisso, o Senhor Ministro Matos Fernandes assumiu o papel de Campeão Global no Diálogo de Alto Nível para a Energia.

Juntamente com o Panamá, Islândia, Nauru e os Emirados Árabes Unidos, Portugal é Campeão do Tema 3 “Promovendo os ODS através de transições energéticas justas e inclusivas”. Com este papel, e em articulação com os outros Campeões e o Secretariado das Nações Unidas, Portugal procurará ao longo dos próximos meses promover a relevância da transição energética justa e inclusiva a nível global e o seu contributo para o cumprimento de toda a Agenda 2030.

A participação do governo português nesta iniciativa é um passo importante na afirmação do papel pioneiro de Portugal na transição energética.

Juntem-se a esta iniciativa e contribuam para os Compactos da Energia e poderemos todos ser líderes da transição que queremos!

Toda a informação sobre o Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas poderá ser encontrada aqui.

Informação detalhada sobre os compactos da Energia pode ser consultada aqui.

Pode assistir à intervenção do Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática no evento de lançamento do Diálogo de Alto Nível aqui.

Se pretender mais informações sobre este processo, por favor contacte o Serviço de Relações Internacionais desta Secretaria-Geral através do email: sri@sgambiente.gov.pt .

imagem

Última Actualização em 14 de Abril, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp