Semana Europeia da Mobilidade: “Caminha connosco”

 

Realizou-se, de 16 a 22 de setembro  de 2019, a 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e a 20ª do Dia Europeu sem Carros, iniciativa esta que já faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa e também já noutros continentes e cujo tema central é “Caminhar e Pedalar em Segurança”.

Em Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas. Veja os participantes desta edição aqui.

Consulte aqui o folheto promocional desta campanha de 2019.

 

“Caminha connosco”

Embora os nossos corpos estejam concebidos para se moverem, temos imensa dificuldade em encontrar tempo para nos mantermos ativos. Refletindo sobre a questão concluímos que grande parte da nossa rotina diária é feita sentados: no trânsito, à mesa ou, em frente a um écran. Mas como seria se tivéssemos a oportunidade de incluir o exercício físico no nosso dia-a-dia e ao mesmo tempo economizar dinheiro?

Esta edição, com o tema inspirador “Caminhar e Pedalar em Segurança” e sob o slogan “Caminha connosco” pretende evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à nossa saúde e ao Ambiente, como também à nossa conta bancária! Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os nossos corações e corpos saudáveis.

As cidades que promovem a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade em vez do uso do automóvel particular, são cidades mais atraentes, têm menos congestionamento e apresentam uma maior qualidade de vida.

Quanto aos benefícios de “pedalar” para a nossa saúde, estudos mostram que os regulares utilizadores de bicicleta vivem em média mais dois anos do que aqueles que não o fazem e são, também, mais saudáveis tirando menos 15% de dias por motivo de doença, no trabalho. No caso de andar a pé, e no caso de 25 minutos de caminhada rápida por dia, pode adicionar até sete anos à sua vida!

Também, em setembro deste ano, caminhe connosco e experimente os benefícios que tais opções de mobilidade lhe podem trazer.

Veja aqui a versão portuguesa do filme promocional da campanha.

Última Actualização em 13 de Setembro, 2019

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp