imagem
 

Decorreu no dia 22 de abril em modo virtual na sede da Presidência Portuguesa do Conselho Europeu a Videoconferência Informal de Ministros da Energia, a qual contou com a participação de S. Exa. o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e de S. Exa. o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

De entre os diferentes assuntos relevantes da reunião, foi lembrada a importância do investimento na eficiência energética de edifícios, o seu potencial efeito multiplicador, e a sua essencial contribuição para a recuperação económica.  

A aplicação dos fundos europeus na chamada “Vaga de Renovação”, iniciativa que visa a reabilitação de edificado na Europa teve especial enfoque e do debate ministerial resultou a concordância relativamente à necessidade de obter uma elevada taxa de renovação dos edifícios públicos e privados existentes na UE, de modo ,a que se possa atingir as ambiciosas metas de energia e clima até 2030.

Aguarda-se agora com expectativa a revisão da Diretiva relativa ao Desempenho Energético de Edifícios, apresentada na reunião pela Comissão Europeia, e para a qual contribuíram diferentes Estados-Membros, apresentando as suas sugestões para tornar a sua aplicação mais eficaz.

Na reunião foram ainda abordados o papel da produção de energia descentralizada e a criação de comunidades de energias renováveis, tendo os participantes reconhecido que um sistema energético integrado, ao nível da União, irá certamente minimizar os custos da transição para a neutralidade climática e criar em simultâneo novas oportunidades para reduzir a fatura energética.

Última Actualização em 27 de Abril, 2021

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp