Videoconferência informal dos Ministros da União Europeia responsáveis pela Energia

Por iniciativa da Presidência croata, teve lugar no dia 15 de maio de 2020 uma videoconferência dos ministros da UE responsáveis pela energia, centrada na recuperação económica após a pandemia Covid-19 e o Pacto Ecológico Europeu, com um enfoque nas soluções tecnológicas inovadoras no setor da energia.
O Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática participou na reunião onde foram trocadas impressões sobre as medidas tomadas no setor da energia para fazer face aos impactos do surto de COVID-19. Os ministros salientaram que o setor da energia pode desempenhar um papel importante na recuperação sustentável da economia da UE.
Os ministros concordaram que tecnologias energéticas inovadoras, como as redes inteligentes, o hidrogénio (especialmente a partir de fontes renováveis) e as energias renováveis offshore, bem como as energias renováveis onshore, serão de grande importância para a criação de emprego, competitividade e descarbonização da Europa. Os investimentos na renovação dos edifícios terão um papel fundamental para uma recuperação económica mais vasta, aguardando-se com interesse a apresentação da estratégia “Renovation wave” da Comissão.

Foi ainda salientada a importância das tecnologias inteligentes de integração do sector da energia, em especial o hidrogénio, com vários ministros a sublinhar a expectativa quanto à apresentação da estratégia para a integração inteligente do sector e da estratégia de hidrogénio da Comissão.

Por último, a futura Presidência alemã apresentou o seu programa de trabalho na área da energia para o segundo semestre de 2020.

Última Actualização em 16 de Junho, 2020

Partilhar este artigo
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp