Visita do Ministro do Ambiente e da Ação Climática a Moçambique

Realizou-se nos passados dias 15 a 20 de setembro, a convite da Senhora Ministra da Terra Ambiente de Moçambique (MTA), Ivete Maibaze, uma visita oficial do Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) a Moçambique.

A visita teve como objetivo fazer uma avaliação da cooperação desenvolvida nos últimos quatro anos e definir o quadro de cooperação, para os próximos anos, nos domínios do Ambiente e dos Recursos Hídricos.

Para além dos encontros institucionais com a Sra. MTA e o Senhor Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), a missão inclui a participação do Sr. MAAC na Conferência “Serviços Sustentáveis, Resilientes e Inclusivos de Água Urbana em Moçambique, na qual o Sr. Ministro referiu que “investir na água e no saneamento, é investir na saúde, na qualidade ambiental e na qualidade de vida das nossas populações”, e que esse investimento “contribuirá decisivamente também para a luta contra as alterações climáticas”. Foi ainda realizada uma visita ao Parque Nacional da Gorongosa, para participação na cerimónia de inauguração do Laboratório Ambiental do Parque Nacional da Gorongosa, apoiado pelo Fundo Ambiental.

Do encontro institucional com o Sr. MOPHRH resultou a definição dos termos e condições do Protocolo de Cooperação que visa estabelecer uma agenda de cooperação em matéria de água e saneamento, para os próximos três anos, no valor de 1 000 000€, cuja assinatura será feita à margem da V Cimeira Luso-Moçambicana, que decorrerá a 4 e 5 de novembro.

Com o testemunho do Sr. MAAC e da Sra. MTA foram ainda assinados dois Protocolos de colaboração técnica e financeira entre o Fundo Ambiental e a Administração Nacional das Áreas de Conservação para apoio ao projeto para a restauração ecológica da Reserva Especial de Maputo e ao projeto para a restauração dos mangais da Reserva Nacional de Marromeu.

Última Actualização em 24 de Setembro, 2021

Partilhar este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp